sexta-feira, 10 de abril de 2009

Nova lei proíbe fumo em lugares fechados em SP

Atualizada às 22h08

Por 69 a 18, a Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou na noite desta terça-feira (7) o projeto de lei antifumo do governador José Serra (PSDB), que proíbe o consumo de cigarro e similares em recintos coletivos do Estado de São Paulo. A proposta retorna ao gabinete do governador para sanção ou veto. Também foi aprovada emenda do deputado Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) que prevê um prazo de 90 dias para que a lei entre em vigor. Durante esse período, a lei deve ser regulamentada, com a definição de multas e punições. Serra tem até dez dias para sancionar a lei.
-------------------------------------------------------------------------------------------------

É inacreditável: a nova lei que proíbe o cigarro em lugares públicos fechados em São Paulo, Rio e Brasília é atacada pelo democratas do eu mesmo como ditatorial, coisinha de terceiro mundo.

Os democratas do eu mesmo argumentam com muita ciência social e jurídica para provar que o Brasil acabou de dar mais uma braçada em direção à Cuba, com já disse o pensador Reinaldo Azevedo, cujo excerto da obra vocês leem abaixo, com caixas altas e grifos do próprio:

CIGARRO, DEMOCRACIA E TENTAÇÃO LIBERTICIDA

Muito engraçadas as reações de alguns não-fumantes militantes aos comentários que
fiz aqui sobre as leis draconianas que passaram a vigorar em São Paulo, em Brasília e no Rio e que tendem a se espalhar por todo o país.

Uma indagação poderia sintetizar seu ponto de vista:
— Por que eu sou obrigado a agüentar a fumaça dos outros?Não, não! Vocês não são obrigados a agüentar coisa nenhuma! O que se pergunta é por que não podem existir locais em que se
pode fumar, desde que esteja estampado na porta que ali se fuma. O que se pergunta é por que não se criam regras para a liberdade, JÁ QUE NÃO SE TRATA DE UM CRIME, em vez de se criarem regras para a perseguição. A lei que vigora nessas três capitais NÃO SE CONTENTA EM PROTEGER O DIREITO DOS NÃO-FUMANTES, ELA AGRIDE O DIREITO DE QUEM FUMA, OU PORQUE QUER OU PORQUE É VICIADO, TANTO FAZ. Há, pois, um problema de natureza ética na legislação e um, entendo, de natureza constitucional. ESTÃO CRIMINALIZANDO O QUE A LEI NÃO DEFINE COMO CRIME.
------------------------------------------------------------------------------------------------

Mas é bobagem.

A lei é coisa de países civilizados e não proíbe o cigarro. E lugar público, fechado ou aberto, não é sua casa.

1. Eu já defendia a proibição do fumo em lugares públicos fechados desde que eu era fumante de verdade.
2. Na minha casa, pode-se fumar à vontade, até hoje.
3. Eu defendo a legalização da maconha
4. Garçom também é gente.

3 comentários:

Anônimo disse...

Examinem vossas consciências antes de afirmarem tal ou qual coisa a respeito de um produto, principalmente quando este produto possa causar danos à saúde. Ganhar dinheiro, lucrar, é sempre bom – com responsabilidade. Cuidado em vossas afirmações!

Amar ao próximo equivale valorizar não apenas vossos filhos, pais ou entes queridos – isto está longe de ser amor, mas egoísmo. Peço-lhes apenas atenção em vossos comentários não somente neste caso do cigarro eletrônico, mas, em tudo aquilo que possa dirigir-se a outrem.

Desejo sinceramente que tal produto ajude às pessoas pararem de fumar, mas não reconheço até então casos comprovados, desconheço a eficácia do produto. No entanto não quer dizer que não funcione. Minha opinião é nula neste caso. Lembro-lhes, vocês que não fumam, que adquirir o hábito de fumar 'eletronicamente' poderá levá-los ao hábito convencional =D

Peço apenas a atenção quanto às afirmações que temos feito a respeito deste e muitos outros produtos, bem como serviços e outras coisas, apenas visando lucro, sem considerarmos uma solução que mudaria o mundo – ‘Amai uns aos outros sem esperar nada em troca’...
Pensem nisto!
Abraço...

Determinada disse...

Oi!!!

Caracas, 2 meses já? PARABENS !!!!

Estou acompanhando vc e dando forças!

Abraço e continue firme

Ivana disse...

Não é perseguição, é bom senso. Sou fumante e sei que ninguém é obrigado a respirar fumaça de cigarro em local fechado, não concordo com cigarro até em shopping, já que você está num prédio e não em um local a céu aberto. Mas como as pessoas não têm bom senso, é bom existir esta lei. Somos livres pra fumar? Claro que sim, mas na nossa casa.