quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Crise de abstinência

Crise de absitnência não é frescura. A dependência de nicotina é real.

Dá nó na barriga, ansiedade e suadouro. Tudo ao mesmo tempo; o pior é que você tem certeza de que basta um cigarro que aquilo passa.

Dá também falta de concentração, nervosismo e fome. Você come, xinga, come, come.

E a fissura, vontade absurda de dar só um traguinho. Quando eu tenho uma crise é a hora que eu fico com mais raiva de ter começado a fumar.

De acordo com o médico Alessandro Loiola, nesse artigo, esse treco dura feio nas primeiras 72 horas:

"As primeiras 72h são as mais críticas e, ao final do terceiro dia, você poderá estar experimentando uma crise de abstinência a cada 2-4 horas. Felizmente, 72h após o último cigarro, mais de 90% de toda a nicotina acumulada em seu corpo terá sido eliminada, e os sintomas da abstinência diminuirão bastante. Por volta do décimo dia sem cigarro, as crises de abstinência se tornarão quase imperceptíveis."

O (meu) problema é que ele diz, no mesmo artigo, que o método "chicletes de nicotina", que eu uso, não é eficaz como o método "abandonar o cigarro de uma vez".

Agora que eu pensei: esse blog chama nicotina zero, mas por enquanto eu não passei 72 horas sem usar.

Por falar nisso, no mesmo artigo, chama a atenção a descrição de Loiola para a nicotina.

"A Nicotina é uma das drogas mais poderosas e destrutivas da sociedade moderna. Está disponível em inúmeros pontos de venda, pode ser comprada livremente (até mesmo por crianças) e sua posse em grandes quantidades não caracteriza tráfico."



VEJA NO BLOG MAIS SOBRE ABSTINÊNCIA:


Como parar de fumar e lidar com a abstinência de cigarro? com sites que dão dicas de como lidar com as crises de abstinência de cigarro.


Sempre perguntam... Post em que comento os sintomas que sinto quando fico sem fumar

zyban ou bupropiona onde comento um dos remédios mais conhecidos para parar de fumar, que eu estou usando

Crise de abstinência depois de um mês e Parei de fumar por um mês  em que comento como estava a crise de abstinência quando eu consegui ficar um mês sem fumar

Sete meses sem fumar!!!! em que falo sobre como andava a vontade de fumar depois de longos sete meses sem o cigarro...

22 comentários:

Anônimo disse...

O negósio é ser forte... mais forte que marlborão!!

Karenin disse...

Olá Gustavo, prazer em conhecer seu blog. É sempre bom termos mais companhia! Boa sorte na empreitada!! Com certeza os primeiros dias são os piores, mas não tardará para a fissura diminuir e você se sentir mais seguro. Coragem! Abs e, quando puder, visite-me! K

Anônimo disse...

Bom, acho que a notícia animadora é que 72 horas não é tanto tempo assim. Mas acho que também é preciso ir diminuindo o clhiclete.

beijo e boa sorte

Unknown disse...

Vamos lá garoto,

Veja abaixo quantas crises de abstinencia tem uma pessoa que fuma em média 20 cigarros por dia, ao parar de fumar e quanto tempo dura em dias.


Dia Qtde Crises
1º 22
2º 15
3º 10
4º 11
5º 6
6º 4
7º 3
8º 2
9º 2
10º 2
11º 1
12º 1
13º 0
14º 1
15º 0
16º 0
17º 0
18º 0
19º 0

Em 14 dias, se fumasse 01 maço de cigarro por dia teria tido 280 vezes vontade fumar e para parar você tera apenas 80 vezes vontade de fumar.

Anônimo disse...

Boa tarde a todos,

è muito difícil largar tal vício, fumava desde meus 12 anos, hoje com 26 anos resolvi parar, faz 3 mesês que estou nesta luta, de fato é insuportável nos 1ºs dias, mas depois vai passando, estou hoje a procura na internet para saber quanto tempo dura a abstinência, porém não encontro, vou confessar a vcs tem 3 meses que parei, mas umas 2 ou 3 vezes ao dia sinto uma vontade louca de um traguinho, mas penso "VOU COMEÇAR TUDO NOVAMENTE...NÃO POSSO", peço forças a Deus pois sem a ajuda Divina é praticamente impossível.
Obrigada pelo Blog...acredito que ajudará a muitos.

Anônimo disse...

Discordo. A pior parte é a depressão que bate duas ou tres semanas depois de parar de fumar. Voce fica com muita vontade de comer, beliscando a toda hora, perde a vontade de fazer suas atividades e nao consegue se concentrar em nada. No início tudo q voce tem que fazer é vencer a fissura, isso é fácil.

Simone disse...

Adorei o blog... Tem dois dias e meio que não fumo e estou notando que meu coração está bem acelerado esses dias.. tenho algumas váriações de pressão arterial mas se eu parei de fumar deveria a pressão voltar ao normal ou pelo menos melhorar não é? Ou será que faz parte da abstinência?

Aconteceu isso com alguém também??

grande abraço.

Rafael disse...

Olá,sou fumante desde os 16 anos, atualmente tenho 28 anos e estou no meu terceiro dia de abstinência, não estou conseguindo dormir, meu estômago começa a doer de tempo em tempo, mas nesta manhã do terceiro dia já estou me sentindo bem melhor e foi uma bênção de Deus achar esse blog, amigos me ajudem pois quero vencer, vou vencer. Muito obrigado pelo espaço e boa sorte pra nós.
Fiquem todos com Deus.

gustavo disse...

Oi,

Bastante gente perguntou dos sintomas da abstinência.

Eu já tive de tudo: desde suadouro até coração acelerado, desde depressão até fome incontrolável. É foda!

Por isso eu nunca consegui parar de fumar de uma vez. Todas as vezes que eu fiquei bastante tempo sem fumar, até passar uns dois meses de abstinência forte, usei chiclete de nicotina.

Acho que no começo, a abstiência do cigarro e a falta do cigarro em geral pode dar de tudo, até o efeito rebote, o contrário do que deveria acontecer com o não-fumante: aumentar a pressão, piorar o sono, tirar o folêgo, tosse... Mas vale a pena passar por isso, porque depois tudo fica melhora mesmo.

Isa disse...

ola malta
eu deixei de fumar à 4 anos com ajuda de chiclete de nicotina de tal modo que troquei o vicio do cigarro pela chiclete
agora decidi tirar a chichete de nicotina ... a abstinencia é muito má...

Anônimo disse...

então pessoal,grande lance este blog para aqeles q estão tentando sair do umbral do cigarro.Eu vou completar as tais 72 hs hoje ainda dormindo.Pois não é fácil, acabo de vir de uma baladinha e tomei algumas cervejas com meus amigos e segurei a fissura de fumar.Penso ter sido minha primeira balada sem o cigarro mas é muito duro.Eu ficava perto de quem tava fumando pra fumar passivamente. É horrível, comecei a achar as leis para consumo do cigarro muito brandas.Na real, to revoltado com a passividade das intituições ante a dependência que a nicotina causa nos seres humanos.O acesso ao cigarro deveria ser banido para as próximas gerações. Eu não paro de comer, ainda pensando que seria legal ter um cigarro ao menso depois desta refeição.Porra é foda preciso que após estas 72hs passe isso pq não sei se vou conseguir dormir legal agora. Boa sorte a todos.!!!

maycon disse...

Tenho 28 anos e comecei a fumar desde os 14 anos, metade da minha vida fumando, comecei um tratamento recentemente com um remédio chamado bipropiona 150mg, tomei por 8 dias e abandonei o cigarro, para enfrentar as abstinências eu usava um adesivo chamado niquitin, esse adesivo era pra ser dividido em 3 fases, o 1º adesivo era de 21mg, era pra eu usar ele durante 6 semanas depois ir diminuindo a mg, o 2º era de 14 e o terceiro de 7mg, graças a Deus e minha força de vontade eu usei apenas 9 adesivos e abandondei de vez o cigarro e o adesivo, ainda estou tomando o bipropiona que é pra tirar a anciedade, mas também vou parar com ele, achei que jamais eu conseguiria parar, então ai vai uma dica pra quem quer para de fumar são 3 simples passos.
O 1º e mais importante, é entregar pra Deus o vicio e acreditar que ele está no comando, o 2º é procurar um médico pra ele te orientar qual medicação vc pode tomar ( saiba que S.U.S, sistema unico de saúde, fornece esse tratamento que eu fiz, e usa os mesmos medicamentos) o terceiro é ter força de vontade, hoje estou a 17 dias sem relar em um cigarro, depois de 14 anos e me sinto livre desse vicio. força

VINICIUS CARVALHO disse...

OLÁ GALERA...

TENHO 30 ANOS E FUMO DESDE OS 15. ESTOU NO TERCEIRO DIA SEM O CIGARRO. NÃO ESTÁ SENDO FÁCIL, MAS TENHO UM FILHO QUE VAI FAZER TRES ANOS E QUERO PODER CRIÁ-LO. PAREI NO MÉTODO ABRUPTO. FUMEI UM ANTES DE DORMIR E DECIDI QUE A PARTIR DO DIA SEGUINTE NÃO FUMARIA MAIS! DORMINDO VC GANHA OITO HORINHAS SEM NICOTINA. TÔ FIRME NO MEU PROPÓSITO E VOU SEGUIR EM FRENTE. COM MUITA FORÇA DE VONTADE E AJUDA DE DEUS VOU VENCER. EU QUERO, EU POSSO, EU CONSIGO!!!! NUNCA ESQUEÇAM QUE NÃO EXISTE EX FUMANTE, COMO NÃO EXISTE EX ALCÓOLATRA , NEM EX VICIADO EM DROGAS, A DEPENDÊNCIA É PRA SEMPRE!!! ENTÃO DEVEREMOS VIGIAR ETERNAMENTE EVITANDO O PRIMEIRO TRAGO!!! BOA SORTE A TODOS QUE COMO EU ESTÃO ENBARCANDO NESSA DURA JORNADA!!!

Anônimo disse...

Rose
olá adorei o seu blog me ajudou muito ,pois hoje estou no quinto dia sem cigarro e to confiante que não vou cair ...pois Deus esta comigo nesta caminhada sem cigarro , não esta sendo fácil a vontade e grande. mas vou conseguir to confiante cigarro nunca mais .
abraços a todos que esta nesta caminhada

Ely disse...

Olá pessoal tenho 32 anos e fumei 8 anos, faz 7 dias que parei e juro pra vcs, graças a DEUS não sinto aquela abstinência louca, apenas algumas fissuras que são poucas e parece que com o ecorrer de cada dia ela vai diminuindo ao ponto de eu nem lembrar que fumava, sabemos que nossa LUTA é diária, mas a REGRA é simples, independente do stress, problema e abstinência, não devemos dar o primeiro trago, pois é dele que voltaremos a ser escravos de um rolinho de papel com diversas porcarias tóxicas.

Bjussss e boa sorte a todos nós...

Daniele disse...

Fumo há 10 anos e lembro do meu primeiro cigarro... foi num final de balada ha dez anos atras e foi amor à primeira tragada... Maldita noite em que fui sair de casa! Depois daquele dia,de um em um me tornei uma fumante mega ativa e o inferno só aumentou dia a dia. Esse maldito me atrapalhou tudo , desde um beijo na boca , o eu evitava por vergonha do bafo !! Mas finalmente hoje, eu estou inacreditavelmente há 3 dias sem esse maldito!! nao to acreditando , pois nunca passei mais de 3 horas sem um acender um.. è a pura felicidade. e o detalhe é q eu vivo rodeada de fumantes, inclusive no trabalho e esses 3 dias consegui segurar numa boa! Inacreditavel!! Nao aguentava mais esse fedor, eu quero ser cheirosaaa!!! nao é facil... mas vou conseguir , nao da mais. AH e nao vou mudar meus habitos nao, afinal nao nasci fumando, vou tomar meu café do mesmo jeito de antes(mas agora sem o cigarro) e criar vergonha na cara .

Anônimo disse...

Boa Tarde a todos.vou contar oque ouve comigo,16 dias sem fumar nos primeiros dias eu chorava 72 hrs sem parar,as vezes eu levantava na madrugada e ficava sentada na frente da geladeira chorando questionando o pq de ter fumado na vida aff,eu comia tudo que tinha da geladeira tudo mesmo até feijão gelado..so para não fumar o maldito cigarro,frequentei grupos de apoio no Posto de Saúde tudo acompanhada por um medico.ele me disse que a Críse durava 5 minutos mais pra mim era uma eternidade cheguei até um dia levantar da cama e sair na rua de pijama chorando achei que iria morrer,ja estava a ponto de ser mandada embora do serviço por culpa do cigarro,pensa em um cavalo grosso foi assim que eu fiquei se perguntasse algo pra mim eu olhava pra pessoa querendo matar..e esse não era meu comportamento bom meu chefe me chamou e me mandou ficar uns dias em casa..quando voltei a minha consulta no posto ADIVINHA pra minha surpresa não tinha mais adesivos de nicotina e ele me disse so ira chegar apos 2 dias vc tera que suportar uiii isso tudo no nono dia,quando chegou umas 3 da manhã começei a passar muito mal mesmo de chagar até a vomitar..bom gente pra minha decepção meu irmão disse chega não da mais pra te ver assim sofrendo fuma essa merda toma..resumindo voltei a fumar ..mais estou contando isso tudo pra vcs pq agora ninguem precisa mais passar Críses nem trabalho por causa do cigarro..eu voltei a ter vontade de parar de fumar novamente mais agora fui mais afundo afinal ja sei como é tentar parar de fumar basta você procurar o medico e mencionar esse remedio aqui>> espero ajudar a todos e não passar pelo que eu passei Bjos fiquem com deus f Bula do BUP, Bupropiona, Zyban, Cloridrato de Bupropiona

Adriana disse...

oi.fumei por apenas 5 anos e parei de fumar exatamente a 6 dias. de ontem pra hoje, começaram minhas crises de abstinência.muita vontade de fumar.incrível. mais tava na hora de parar! obrigada por me deixarem compartilhar isso com vcs!
beijos

Anônimo disse...

É a segunda vez que estou parando de fumar, a primeira durou 4 meses, voltei a fumar devido aqueles amigos que temos e por ter sido fraco. Hoje estou sem fumar a 48hrs. Ja passei por isso uma vez e sei que após as 72hrs melhora e muito a fissura. Vou conseguir.
Só tenho mais uma dica que está me ajudando muito, dessa vez estou praticando esporte junto com a tentativa.

Obrigado, força para todos, fiquem com deus.

maria de lurdes disse...

ola me chamo maria de lurdes.fumei durante 40 anos.estou ja ah quase um mes sem cigarro,so que a fissura ta acabando comigo.mas fiz um proposito.nao fumar mais,pra poder curtir melhor minha familia.principalmente meus netos.temos que ser fortes e eu garanto que vou vencer esta batalha,bjus a todos.

Anônimo disse...

Bom dia a todos fumo desde os meus 16 anos estou com 31 e minha esposa esta esperando nosso primogênito Ja estou sem fumar a +_ 9 horas sem cigarro mas esta muito difícil de agüentar mas vou ser mais forte que s vontade.

Unknown disse...

Fui diminuindo a quantidade de cigarros ao longo de 2012. Comecei com 20 cigarros por dia e cheguei em dezembro com 8 por dia. No dia 23 de dezembro a noite fumei até agora (26/12/12- 8:30am) meuúltimo cigarro. Viajei todo o dia 24 de dezembro e entre uma conexão e outra não acendi nenhum, isso para mim era impossível! Sempre viajo pensando nos cinzeiros dos aeroportos. Resolvi fazer mais essa tentativa durante o período de festas para me testar, caso consiga passar por este teste acho que posso conseguir. Não modifiquei em nada meus hábitos (café, cerveja e afins). O maço está ao alcance das minhas mãos.
Estou escrevendo agora pois estou com uma puta vontade de fumar! Li que essa fissura dura alguns minutos e se repete ao longo do dia, pois resolvi ver até onde vai essa coisa, não pretendo ceder a tentação. Eita coisa braba!

Vamos seguir em frente, só que sem cigarros!

Força a tod@s!