terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Os chicletes de nicotina

Para quem não sabe, estou usando chicletes de nicotina na minha tentativa de parar de fumar.

Nessas primeiras semanas, estou consumindo três ou quatro por dia normal. Quando saio para beber, o que não é raro, mastigo muito mais: de cinco a dez. É só olhar para uma cerveja que eu ponho um chicletinho na boca.

E sempre tem um amigo que vai querer experimentar, apesar dos avisos de que o negócio é ruim e que não vale a pena.

Cada caixinha do chiclete vem com 30 gominhas. Eu uso o chiclete de 2 mg de nicotina (o Marlborão vermelho tem 0,8 mg), que parece pouco, mas dá até soluço quando eu começo a mastigar. Por isso, eventualmente, divido a gominha no meio.

O chiclete tem alguns problemas:
  • O preço: paguei R$32,75 em 30 unidades. Ou seja, não estou economizando nada a curto prazo parando de fumar. Ainda assim, se eu ficar um ano sem cigarros, vou comprar algo inútil com todo dinheiro que aquele quitômetro no canto superior direito mostrar.
  • É duro para chuchu: minha mandíbula já está doendo. Nos intervalos do chiclete de nicotina, estou indo de gengibre salgadinho, que é de chupar. Já não posso mascar nem trident, que é molinho. E a noite, acho que vou de sopa, a despeito do calor infernal.
  • Amarela os dentes: é... dizem que as gomas são piores que o cigarro nesse ponto lamentável. Tudo bem, se em seis meses eu não estiver fumando, vou em um dentista clarear os dentes. Quero ficar com o sorriso do Cauã Reymond.
  • É nicotina 1: apesar de o nome dar poucas pistas, o chiclete de nicotina carrega nicotina, que é a substância viciante do cigarro. Você não imagina do que a nicotina, sozinha, é capaz. Se masco muito, no outro dia acordo com aquele gosto de meia na boca, garganta coçando etc.
  • É nicotina 2: todas as vezes que eu me aventurei com chicletes desse tipo, obviamente, eu voltei a fumar depois. E voltei fumando mais.
"Sozinha, uma medicação que distribua nicotina no organismo do indivíduo não constitui uma terapia de cessação de fumar completa. Vários pesquisadores concordam que é 'fundamental que haja alguma forma de intervenção comportamental em todas as terapias para dependência de drogas'"

Óbvio que Ronaldo Laranjeira é famoso por ser, digamos, um pouco exagerado. Mas eu sei que para que minha tentativa dê certo, tenho que mudar meu comportamento.

Por isso, amanhã, eu começo na academia.

6 comentários:

Unknown disse...

Isso ae, Gu.
Bj
Márcia

Anônimo disse...

Muito bom!!! Força Jovem!!!

Anônimo disse...

Bom, pelo menos se vc troca o vício do cigarro por uma goma de nicotina vc não vai ter o risco de ter câncer no futuro e uma série de outras coisas.

Anônimo disse...

Qto ao amarelar os dentes, existe um de menta que dizem q tem efeito branqueador.

Anônimo disse...

Eu comprei os chicletes e mastiguei durante o dia, mas de noite eu tinha que levantar várias vezes, minha boca enchia de água, sensação muito ruim, só mastiguei alguns e coloquei fora a caixa, eu acho que todos esses medicamentos deve ter acompanhamento médico

Anônimo disse...

Será que funciona mesmo??