quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Você é a favor de fumo em lugar fechado?

Agência Estado noticia que o governo federal engavetou projeto que acaba com os fumódromos em todo o país.

O texto, como não poderia deixar de ser, tem um tom contra o presidente Lula.

É certo que Lula, ele mesmo um fumante de cigarrilhas holandesas, já defendeu grosseiramente o cigarro.

O problema é que, para reforçar a torpeza do Sapo Barbudo, o texto erra no título: diz que "Governo engaveta" projeto contra fumódromos, quando, na verdade, diz a matéria, o projeto não foi ainda engavetado. Ou, por isso, podemos fazer pressão ainda (O senador Romero Jucá (PMDB-RR) defende a existência de áreas restritas).

Também não entendi direito o conceito de fumódromo. É apenas fumar em lugar fechado, como uma boate ou um bar, ou é aquele quartinho minúsculo onde muito tempo passei no meu trabalho?

Proibir fumódromo no trabalho e permitir que se fume em um restaurante não tem muito sentido.

A reportagem fala superficialmente de um assunto sobre qual eu tenho muita curiosidade: existe lobby no Congresso da indústria do fumo? Eu procurei saber se houveram doações das tabacareiras (no caixa 1) a políticos e não encontrei nada.

Para concluir esse post meio confuso, eu sou contra o fumo em lugares públicos fechados (em casa pode). E você? Responda à enquete ali no canto direito superior.

Um comentário:

111miligramas disse...

sou contra o fumo em lugares públicos. O não-fumante pode respeitar o direito do fumante de fumar, mas a fumaça do cigarro do fumante não respeita a respiração do não-fumante. E como o não-fumante não pode evitar de respirar, a solução mais sensata é o fumante evitar de fumar em locais públicos fechados.