quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

O que fazer na crise? Fumar.

Olha que legal que eu recebi de uma amiga hoje. Ela leu no blog Panorama Nihon.

"Em meio a um cenário de prejuízos e demissões nas fábricas japonesas, há pelo menos um setor que vem faturando uma "grana preta" com o degringolar da crise: a indústria de cigarros. Segundo a Japan Tobacco, líder no mercado nacional, as vendas entre março e dezembro de 2008 bateram a casa dos R$ 130 bilhões, um crescimento de 13,6% em relação ao mesmo período do ano anterior. O desempenho foi considerado recorde pela companhia, informou nesta terça-feira (9) o Japan Today."
Ou leia a matéria do Japan Today (em inglês).


  • Apenas uma empresa japonesa de cigarros vendeu R$ 130 bilhões de março a dezembro. Isso é 5% do PIB brasileiro. Dependência de nicotina é lucro para empresas.
  • Os japoneses fumam bem: 44,3% dos homens e 14,3% das mulheres consomem algum tipo de produto de tabaco, diz relatório da Organização Mundial de Saúde. Dependência de nicotina também é problema de primeiro mundo.
  • Cigarro gera dinheiro? Pode ser, mas o impacto no sistema de saúde japonês deve ser também bilionário. Dependência de nicotina é prejuízo para as contas públicas.

Nenhum comentário: