terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Novas imagens de maço de cigarro

Apesar de achar realmente repugnantes as imagens que estão estampadas nos maços do cigarro, considero que esse tipo de campanha funciona.

Mas admito que não sei se sou a favor de figuras tão chocantes quanto as que serão colocadas nos maços de cigarro a partir de maio de 2009.

O que eu tenho certeza é de que a indústria do tabaco é contra.

É bom saber que as imagens não são aleatórias; ninguém escreveu no Google "coisas asquerosas" para encontrá-las.

As que devem estrear em breve são o terceiro lote de fotos feiosas, que existem desde 2001, usadas no Brasil. Elas são pensadas por cientistas, especialistas em neurociências e design, diz a publicação do Inca "Brasil – Advertências Sanitárias nos Produtos do Tabaco – 2009", que tem referências científicas e tecnicas sobre esse tipo de abordagem:

"Agora em 2008, o Brasil lança seu terceiro grupo de advertências sanitárias com algumas inovações, fruto de um Grupo de Estudo articulado pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA) do qual fazem parte a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), Laboratório de Neurobiologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Laboratório de Neurofisiologia do Comportamento da Universidade Federal Fluminense (UFF) e Departamento de Artes & Design da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Entre outros objetivos, elas impedem o uso do maço de cigarros como propaganda do produto."

Para terminar, espero que você não me odeie, mas aqui vão as fotos. Para ver com detalhes, pessoa mórbida, clique na figura.

6 comentários:

111miligramas disse...

Umas são bem chocantes mesmo, outras são meio forçadas ou até cômicas. Acho que toda fumante mulher vai querer comprar só o maço do brocha e o fumante homem vai querer comprar só o maço da pele zoada. Podiam lançar um álbum colecionável com imagens desse tipo e as figurinhas vêm dentro do maço. Assim cada vez é uma surpresa e todo mundo pode guardar pra ver depois. XD

111miligramas disse...

Imagens e advertências nos maços de cigarro pelo mundo: http://www.smoke-free.ca/warnings/countries%20and%20laws.htm

Anônimo disse...

Horrível, e lembrar daquelas propagandas antigas com belas imagens e paisagens...

Olha só a curiosidade, indo contra o mundo anti-tabaco, uma cia aérea faz vos só para fumantes.. como ex fumante fique longe da SMINT... ;)
http://www.meioaereo.com/aviacao/?p=731

samys disse...

gu, força na peruca!!

samys disse...

gu, força na peruca!!

Anônimo disse...

Ainda bem que eu só fumo cigarro que dá impotência...