sábado, 12 de março de 2011

Como parar de fumar e lidar com a abstinência de cigarro?

O site do Hospital Universitário da USP tem uma seção destinada ao tabagismo que aborda desde a história do cigarro até conselhos para traçar um plano para parar de fumar, como lidar com as crises de abstinência e uma parte impressionante, que divulga casos clínicos reais de fumantes.

Outro endereço que pode ajudar a quem quer parar com o cigarro é o Vya Estelar, que também fala sobre as crises de abstinência de cigarro e como diminiuir os sintomas da abstinência.

Outros links:

Tratamento da dependência da nicotina
Ronaldo Laranjeira e Analice Gigliotti

Fórum de Medicina - discussão sobre a crise de abstinência

Também é legal dar uma lida em matéria da BBC sobre os efeitos colaterais da crise de abstinência de tabaco. Ela mostra como os efeitos são muito, mas muito ruins nos primeiros dias, ou semanas, de crise, mas como vale a pena parar com o tempo.

"Quem pára de fumar corre mais riscos de desenvolver resfriados, dor de garganta, feridas e aftas na boca até seis semanas de abstinência.

É o que mostrou um estudo com 174 pessoas que pararam de fumar, publicado nesta terça-feira na Revista Médica Britânica de Controle do Tabaco.

Os autores da pesquisa acreditam que o aparecimento de aftas está relacionado à perda do efeito antibacteriano do fumo, que mata bactérias boas (que defendem o organismo de doenças), mas também nocivas. 

Já a maior propensão a refriados viria de uma redução da atividade do sistema imunológico, que também estaria relacionada ao fumo."

3 comentários:

Anônimo disse...

Olá!

Ontem (28/03/2011) as 23:35 fumei o último cigarro até agora (10:40).
Estou realmente decidido parar de fumar para que com o dinheiro que vou economizar (R$ 112,00 mês) possa pagar o celular que fazia muito tempo que estava querendo comprar (R$ 2,000.00), na qual minha esposa só topou se eu realmente parasse de fumar....
Sei lá.... a abstinência está complicado até agora.... mas cada vez que bate a vontade estou bebendo quase 1 litro de água.... até agora está dando certo!!!

Abraços

Gustavo disse...

Oi,,

Eu já usei a questão financeira pra incentivar parar. Também queria comprar uma bugiganga tecnológica não tão necessária, mas só recolhi o prêmio com a grana economizada uns nove meses depois de parar.

Pelo blog tem bastante dica de como lidar com a crise de abstinência, vai durar bastante tempo...

abraço e volte para contar como está indo.

Anônimo disse...

olá
so queria deixar um comentario, deixei de fumar em 2007
estou francamente melhor
neste momento como pastilhas de nicotina ... transferencia de vicio. complicado!
vou deixar à bruta e ressacar durante 3 dias...